Propostas para São Leopoldo – Educação
-
Propostas de Artur Niemeyer para São Leopoldo – Educação:
- Tornar as escolas municipais autônomas administrativa e financeiramente, dando-lhes condições de proverem de forma mais direta e ágil a manutenção de seus espaços, equipamentos e condições funcionais.
- Elaboração de plano para a efetiva universalização pública da Educação Infantil em turno integral, partindo da universalização das vagas utilizando-se dos convênios existentes e avançando para o aumento da rede pública, a fim de se terminar com as suspeitas relações entre o público e o privado que se estabelecem nesses convênios.
- Estabelecimento e monitoramento de padrões de qualidade e resultado dos estabelecimentos de ensino públicos e privados, de forma a se ter parâmetros claros e o mais objetivos possíveis para a avaliação dos serviços de educação prestados no município.
- Implementar um programa de alimentação saudável nas escolas públicas municipais, inclusive com fomento aos pequenos agricultores e cooperativas da Região e aos produtos orgânicos.
- Implantar, em todas as escolas públicas municipais, inclusive de educação infantil, e nas escolas públicas estaduais que conveniarem, oficinas culturais e esportivas nos contraturnos de aula, fomentando o desenvolvimento fisico, intelectual, emocional e social dos estudantes, além de afastá-los da criminalidade de rua.
- Criar e executar um plano continuado de formação do corpo docente e diretivo das escolas da rede municipal de ensino.
- Elaboração de plano para a carga de trabalho dos professores municipais para que eles tenham 30% do seu tempo funcional destinado ao planejamento e avaliação das aulas e 20% destinado à formação, estudo e pesquisa, mediante meio de comprovação a ser estudado e estabelecido.
- Elaboração de plano de fomento acadêmico docente, instituindo medidas de incentivo e/ou premiação aos professores e gestores da rede municipais de ensino que buscam ou permanecem em formação acadêmica.
- Criar plano para prover, em todas as escolas públicas municipais e, mediante convênio, estaduais, serviços de psicologia e assistência social para os estudantes e suas famílias, a fim de diagnosticar e tratar situações extra-classe que interferem negativamente no desenvolvimento educacional dos estudantes.
- Instalar, em todas as escolas da rede municipal de ensino e, mediante convênio, nas escolas estaduais, programa permanente de inclusão de pessoas com deficiência, focando na acessibilidade das instalações e na promoção da máxima autonomia e desenvolvimento possível dessas pessoas.
- Revisão do Currículo Municipal da Educação Fundamental, de forma a fomentar, nos estudantes, desenvolvimento físico e de saúde, compreensão e responsabilidade social e ambiental, desenvolvimento lógico-cognitivo, equilíbrio emocional, acesso à vivência espiritual e desenvolvimento de valores como criticidade, criatividade, iniciativa, humanismo e cooperativismo, sem prejuízo das aprendizagens de conteúdos programáticos, os quais devem incluir educação para o trânsito, educação ambiental, música e língua inglesa desde o 1º ano e língua espanhola desde o 6º ano.
- Apoio das instituições de ensino ao Programa de Educação para a Cidadania tratada no tópico das propostas da área de Segurança Pública.
- Apoio das instituições de ensino ao Programa Antidrogas tratado no tópico das propostas da área de Segurança Pública.
- Negociação com as unidades militares presentes na cidade para realização de cursos profissionalizantes dentro dessas instituições.
- Negociação com o sistema “S” para fornecimento de bolsas de estudos profissionalizantes para 1 ou 2 alunos-destaque do último ano do ensino fundamental de cada escola municipal.
- Aumentar a segurança no entorno das escolas presentes no município através da implantação da Polícia Comunitária tratada no tópico das propostas da área de Segurança Pública.
2016-07-15