Quem sou

Artur Niemeyer

Cidadão leopoldense, policial rodoviário federal, licenciado em História e especialista em Gestão Pública.

 

Artur Niemeyer nasceu em São Leopoldo em 1982, filho de mãe professora e pai professor, diretor de escola e, depois, vendedor e contabilista.

Formou-se como técnico em Mecânica de Precisão em 2001 pelo SENAI/CETEMP. Em 2011, licenciou-se em História pela Unisinos e, em 2015, concluiu a Pós-Graduação de Especialização em Gestão Pública pela UFRGS/UAB, além de ter cursado parte da graduação em Direito na Unisinos.

Começou a vida profissional na adolescência como office-boy, professor de música e informática. Posteriormente, atuou na área técnica mecânica na GM, Stihl e AMH. Aos 19 anos teve sua primeira experiência de gestão ao administrar o negócio de seu irmão – Niemeyer Assessoria Empresarial.

Aos 20 anos ingressou na Polícia Rodoviária Federal, dentro da qual já desempenhou funções de policiamento de rua, atendimento a cidadãos, policiamento especializado, gestão de frota, licitações, fiscalizações de contratos, corregedoria, planejamento e controle de operações, avaliações de gestão e construção de planejamento institucional.

Participou da Segurança de grandes eventos nacionais: nos Jogos Pan-Americanos atuou na equipe de rádio-comunicação da SENASP; na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude participou da equipe de planejamento da mobilização da PRF no Rio Grande do Sul; na Copa do Mundo FIFA chefiou a Central de Controle Operacional da PRF-RS.

Recentemente, coordenou a área administrativa da PRF na Região Metropolitana de Porto Alegre e participou da equipe de construção e acompanhamento do planejamento institucional da PRF-RS. Atualmente, compõe equipe de policiamento especial da PRF da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Escreveu capítulos de livros – publicados pela UAB e pelo IV Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segirança Pública – sobre gestão por processo na área de Segurança Pública.

No âmbito social, é o fundador e coordenador-geral do Projeto São Leopoldo Melhor, foi membro ativo do Movimento Escoteiro por 12 anos, inclusive como líder juvenil, e atuou como líder juvenil na IECLB.

Veja mais em: https://www.youtube.com/watch?v=VzF02cK88FA